Caixa de texto: OLHAR DIverso

Valquíria Gesqui Malagoli

Literatura, música, artes plásticas, saraus, oficinas e exposições

Sempre com propostas estéticas  inovadoras, as escritoras agora ousam, não só na modalidade poética – haicai – como também na imagem (fotografias por elas tiradas) que acompanha cada poema. O formato da publicação é, igualmente, algo que se afasta do lugar-comum. Segundo as autoras “aliar a diversidade que o conteúdo de registros fotográficos nos sugerem ao imaginário, à versatilidade estética do haicai, é dar asas ao olhar, preenchê-lo com o belo de palavras e cores, numa intertextualidade, num delicioso jogo em que os versos nos apresentam imagens, e estas, por sua vez, nos traduzem poemas escritos sem, entretanto, jamais se esgotarem. Este livrObjeto soma-se a tal ludicidade, pois, se multiplica à medida que dele dispomos e, se o folheamos conforme nossas sensações.”.

Para quem não conhece, haicai é um pequeno poema, composto de três versos, originário do Japão, no século XVI, e que teve tanto métrica quanto acentuação adaptadas, em terras brasileiras.

O neologismo “haicaimagético” deu-se em razão de estudos feitos por Valquíria e Renata à época de pesquisa para criação do livro. O termo “imagético”, por relacionar-se a algo que revela imaginação, e ainda, por conotar mensagens poéticas em seu bojo, veio ao encontro do que, então, desenvolviam.

A capa e o projeto gráfico são assinados por Nilton Prado, artista que vem emprestando sua sensibilidade aos trabalhos editados pelas escritoras, e que é reconhecido por sua versatilidade na execução de projetos, tornando-os personalíssimos.